Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Os Benefícios Nutricionais do Amendoim

O amendoim é uma oleaginosa, excelente fonte de proteína, fibras, vitaminas e minerais essenciais. Neste post, conheça os benefícios nutricionais do amendoim e formas saudáveis para consumi-lo.
Os Benefícios Nutricionais do Amendoim
Tempo de Leitura: 4 Minutos

O amendoim é uma oleaginosa de origem sul-americana – Arachis hypogaeai L, ou seja, é uma planta, cujas sementes, ricas em óleo e proteínas, são produzidas abaixo da superfície do solo. Assim, pode ser consumido assado, torrado, cru, salgado, com cobertura de chocolate, como manteiga de amendoim e ainda compor diversas pastas de diferentes sabores e até mesmo frito. Sobretudo, o amendoim destaca-se por seus benefícios nutricionais, como uma excelente fonte de proteína, fibras, vitaminas e minerais essenciais.

Apresentamos, neste artigo, o perfil nutricional do amendoim, bem como, seus benefícios à saúde e diferentes formas de consumi-lo.

Benefícios Nutricionais do Amendoim

Conforme estudos citados neste artigo, o amendoim é uma fonte especialmente boa de gorduras saudáveis, proteínas e fibras. Além disso, é rico em potássio, fósforo, magnésio, e vitaminas do complexo B. Apesar de, ser rico em calorias, o amendoim é rico em nutrientes e pobre em carboidratos.

Segue abaixo a tabela nutricional do amendoim de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Todavia, 100 gramas de amendoim cru contêm 567 calorias e os seguintes nutrientes em gramas (g), miligramas (mg) ou microgramas (mcg):

macronutrientes açúcares protéicos em fibra de
carboidratos


25,8 g
16,13 g
8,5 g
4,72 g
gorduras gorduras monoinsaturadas gorduras
poliinsaturadas gorduras
saturadas
24,43 g
15,56 g
6,28 g
minerais potássio
fósforo
magnésio
cálcio
sódio e
ferro
zinco
705 mg
376 mg
168 mg
92 mg
18 mg
4,58 mg
3,27 mg
vitaminas B-3 (niacina)
E (alfa-tocoferol)
B-1 (tiamina)
B-6 (piridoxina)
riboflavina (vitamina B-2)
folato (vitamina B-9)
12,07 mg
8,33 mg
0,64 mg
0,35 mg
0,14 mg
240 mcg

Fonte: https://www.medicalnewstoday.com/articles/325003.php.

Surpreendentemente, o amendoim é uma oleaginosa rica em proteína e com baixo teor de carboidratos o que favorece o consumo por diabéticos e também contribui para o ganho de massa muscular. Além disso, o alto índice de fibras ajuda a manter a saciedade e contribui para a saúde intestinal.

Outrossim, vale destacar que são as gorduras boas e os antioxidantes presentes no amendoim que contribuem para a boa saúde do coração e ajudam a prevenir diversas doenças.

Cuidados e riscos de contaminação

No entanto, mesmo o amendoim sendo uma excelente fonte de proteínas, fibras, gorduras saudáveis e minerais essenciais ao organismo, deve-se tomar alguns cuidados ao consumi-lo e armazena-lo. Assim, um dos cuidados fundamentais são as alergias provocadas por proteínas alergênicas resistentes à digestão enzimática e apresentam alto grau de ligação a células de defesa do organismo, provocando o processo alérgico.

Todavia, uma preocupação fundamental é a aflatoxina , um veneno (micotoxina) produzido por um fungo chamado Aspergillus flavus ao ficarem armazenados em locais úmidos e por muito tempo. Portanto, essa toxina é um agente cancerígeno conhecido por ser extremamente tóxico, cancerígeno e tem sido associado a retardo mental e inteligência reduzida.

Embora muito cuidados e métodos de armazenamento e manuseio tenham praticamente eliminado o risco de ingestão de aflatoxina, entretanto, é recomendado cuidado redobrado ao escolher esses grãos a granel, além de, analisar criteriosamente a qualidade do produto que está comprando.

Desse modo, uma dica importante é escolher amendoim orgânico de procedência conhecida. Assim, os pequenos produtores são uma ótima opção, pois, geralmente a colheita é em menor quantidade, sendo vendida ou processada logo em seguida.

A saber, outra dica é optar por manteigas de amendoim orgânicas integrais sem misturas, livres de sal, açúcares ou gorduras que podem comprometer a saúde ao invés de beneficiar.

Igualmente, para quem gosta de amendoim com chocolate ou levemente doces também se recomenda verificar atentamente a lista de ingredientes que compõem o produto, optando por ingredientes saudáveis que também são saborosos e nutritivos. Dessa forma, alguns exemplos são cacau 70%, tâmaras e café.

Dicas de Consumo

O amendoim pode ser consumido de várias maneiras, tanto cru quanto assado, bem como, adicionado a várias receitas. No entanto, dentre as formas mais saudáveis de se consumir o amendoim é assado, pois este processo diminui os valores antinutricionais do grão e o risco de alergias. Dessa maneira, faça-o delicadamente – em um forno aquecido a 75°C por cerca de 15 a 20 minutos – para preservar os óleos saudáveis.

Contudo, outra forma saudável e prática de consumir o amendoim são as manteigas orgânicas. São deliciosas e podem ser adicionadas em frutas, tapiocas integrais, bolachas nutritivas, pães sem glúten, ou ainda, acrescentadas em molhos, caldos, vitaminas, smoothies ou conforme a sua criatividade.

Afinal, é Pasta ou Manteiga de Amendoim?

Embora haja uma infinidade de opções que levam o amendoim na composição de diversos produtos nos supermercados, vale atentar para os ingredientes que compõem cada um. A saber, consultando diferentes explicações da diferença entre pastas e manteigas, constatamos que nas pastas há adição de açúcares, cacau, e até mesmo substâncias que não são nutritivas ao organismo, assim como, nas manteigas, em boa parte delas, há adição de óleos vegetais refinados no processo de moagem dos grãos.

Dessa forma, conhecer desde o processo de plantio, armazenagem e processamento dos grãos faz-necessário, pois, é a garantia da escolha por um produto de qualidade. Assim sendo, a melhor escolha são as manteigas, cremes ou pastas orgânicas certificadas e de empresas que prezam pela sustentabilidade ambiental , valorizam o pequeno produtor e as técnicas de plantio que cuidam da terra, bem como, fabricam um produto puro e limpo. Portanto, no caso da manteiga, a mesma deve ser feita apenas com os grãos bem limpos, com muito cuidado ao retirar a película que envolve o grão, levemente torrados e processados a baixa temperatura para manutenção dos nutrientes benéficos à saúde.

Referências

https://www.ecycle.com.br/4115-amendoim
http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=101
https://www.medicalnewstoday.com/articles/325003.php
https://www.stylecraze.com/articles/amazing-health-benefits-of-peanuts/
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Terra Mantiqueira

Redação Terra Mantiqueira

Produzimos conteúdo para você aproveitar o melhor de uma vida saudável.
Feito com ❤

Deixe um Comentário

Conheça Nossos Produtos

Siga-nos

Instagram
Instagram has returned invalid data.