Jardim das Candeias

Projeto Jardim das Candeias

Sabe aquele chamado que você recebe no seu coração e fica sem entender o que está acontecendo, pois a vida que você está levando, de repente, perde o sentido?

Assim aconteceu conosco. Morávamos no Centro Sul do Paraná e levávamos uma vida “normal”, funcionários públicos durante o dia, funções universitárias à noite. Em maio de 2018, nos mudamos para o Sul de Minas Gerais guiados pelo nosso coração. Estamos situados em Alagoa/MG (Considerada a cidade mais alta do Sul de Minas Gerais, com 1.132 metros de altitude e Capital da Biosfera pela Unesco), entre os Parques Estadual do Papagaio e do Itatiaia, uma cadeia de montanhas incrivelmente belas chamada Mantiqueira1. Observando tamanha beleza e magnitude e, ao mesmo tempo, a preocupação de diversos ambientalistas com essa região com as queimadas constantes, a degradação do solo, as nascentes secando e o pisoteio constante do gado (a principal atividade local) começamos a desenvolver o nosso projeto: formar uma grande reserva ambiental com o objetivo de reflorestar e recuperar a floresta, as nascentes de água, praticar e divulgar através de ações educativas e vivências os princípios da Permacultura e da Agrofloresta com foco na integração Ser Humano, Planeta Terra e Espiritualidade.

Para alcançar esse sonho que ora se inicia adquirimos aproximadamente cinco hectares de terra utilizados para pastagem. Já realizamos o plantio de 400 mudas de nativas e frutíferas: Pau Brasil, Mogno, Ypês, Cedros, Pau Ferro, Paineira, Angico Cangalha, Pau Formiga, Guapuruvu, Jacarandá, Urucum, Flamboyant, jatobá, Jambolão, Araçá, Jabuticaba, Goiaba, Uvaia, Baru, Araucária, Pitanga, dentre muitas outras. Esse é o primeiro passo para a recuperação do solo, pois o plantio de grandes áreas com árvores torna-se uma estratégia com excelentes resultados.

Aliando o plantio de nativas e frutíferas temos a formação de uma floresta que produz comida tanto para o ser humano quanto para os animais, contribuindo para a proteção de vários insetos, como as abelhas e tantos outros que nem conhecemos. Usar com sabedoria os recursos que dispomos em nosso planeta pode definir a continuidade de nossa própria espécie no Planeta Terra. Esses preceitos podem ser observados tanto nos estudos e experiências Permaculturais quanto dos Sistemas Agroflorestais.

A Permacultura nos ajuda a compreender o processo natural das plantas, solo, clima e o nosso papel nesse sistema. Bill Mollison e David Holmgren na década de 70 do século XX criaram e disseminaram a expressão “Permanent Agriculture” que passou a ser compreendida como Agricultura Permanente passando a abranger diversas áreas de conhecimento indo muito além da Agricultura.

Nos dias atuais, a permacultura transpassa desde a compreensão da ecologia, da leitura da paisagem, do reconhecimento de padrões naturais, do uso de energias e do bem manejar os recursos naturais, com o intuito de planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza”.

Atualmente a permacultura é considerada uma ciência holística e de cunho socioambiental, que congrega o saber científico com o tradicional popular e visa, é claro, a nossa permanência como espécie na Terra”.

O Olhar permacultural está alicerçado em três éticas:

  1. Cuidar da terra

  2. Cuidar das pessoas

  3. Cuidar do Futuro2

A agrofloresta ou Sistema Agroflorestal – SAF é uma forma utilizada desde os nossos ancestrais que alia a plantação de árvores nativas e/ou lenhosas com frutíferas e diversos outros tipos de plantas com o objetivo de produzir alimento e recuperar a floresta ao mesmo tempo. No Brasil, o suíço Ernst Gõtsch têm uma brilhante experiência realizada a mais de trinta anos em sua fazenda na Bahia onde com seu trabalho transformou uma terra seca e quase sem vida numa magnífica floresta que propiciou a recuperação de diversas nascentes.

Alicerçados nesses princípios já expostos e, principalmente, atendendo ao chamado do nosso coração estudamos e estamos implementando nosso projeto “Jardim das Candeias”. Para apoiar esse sonho e contribuir com o bem-estar humano e do nosso planeta fundamos a Terra Mantiqueira. Um portal virtual onde disponibilizamos alimentos saudáveis, naturais, orgânicos, veganos, sem glúten, Raw food (alimentos crus), livres de aditivos químicos e de substâncias nocivas à saúde. Disponibilizamos produtos da região da Mantiqueira e outros nacionais e importados que alimentem o Corpo e Nutram a Alma.

Ao adquirir os produtos em nosso portal você tem a possibilidade de uma alimentação mais equilibrada proporcionando uma melhor qualidade de vida e também contribui para a preservação e recuperação da natureza, bem como, para o desenvolvimento de ações que visam à integração do ser humano, planeta terra e Cosmos (Espiritualidade).

Você também pode realizar uma doação de qualquer valor e ser um dos nossos apoiadores. Agradecemos de coração!

Agência: 4095-9
Conta Poupança: 6421-1
Operação 051
Nome: Cilmara Cristina dos Santos

Que a Energia Divina ilumine sua vida. Amor e Gratidão!

 

 

Ficou curioso e quer saber mais?

Siga-nos @jardimdascandeias

Mande um e-mail para a gente!

jardimdascandeias@terramantiqueira.com.br

1 Cadeia de montanhas que se estende por três Estados Brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Um local privilegiado com águas límpidas e cristalinas que nascem e descem as montanhas combinadas ao frio de Altitude proporcionando a produção de alimentos maravilhosos, roteiro turístico incrível e o mais importante: abriga uma multidiversidade de vida da fauna e flora.

2 (Dixon, 2014; Harland, 2018; WithOnePlanet, 2017 ) incentivando Limites ao crescimento e ao consumo (Mollison, 1988)  e a Partilha justa (Holmgren, 2002) Sugestões de Bibliografias: UFSC

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp