Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Ficar em casa: 7 dicas para aproveitar o momento

Neste post apresentamos dicas de como ficar em casa e aproveitar os recursos que estão a sua volta. Como se beneficiar e estar bem ficando em casa. Essas dicas lhe auxiliaram a se sentir bem.
Ficar em casa: 7 dicas para aproveitar o momento
Tempo de Leitura: 4 Minutos

A melhor maneira de não contrair qualquer doença é prevenção, ainda mais neste momento de uma pandemia como o do covid-19. Prevenir neste momento é não se contaminar com este vírus e nem contaminar outros se você estiver contaminado. Por isso, conforme orientações do ministério da saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) ficar em quarentena ou em reclusão é melhor prevenção que podemos fazer no momento.

Uma pandemia é quando uma doença infecciosa tem um alto poder de contágio, e quando isso se espalha em uma grande região e também no planeta. Para evitarmos propagar ainda mais esse contágio, a melhor solução é ficarmos isolados, evitar aglomerações, não se contaminar. Por isso, ficar em casa é melhor solução.

Mas ficar em casa acarreta uma mudança abrupta para muitas pessoas, pois saem de suas rotinas de trabalho, crianças e jovens já não vão à escola, comércios param de vender etc. Ficar em casa para algumas pessoas se torna algo de outro mundo, por isso neste artigo trazemos algumas dicas para que esse processo seja o mais agradável possível.

1. Passar tempo com a família

Neste momento ficar com a família vai ser um momento diferente se você trabalha fora, tem filho e estes vão escola, pois todos estarão em casa. É momento de rever como está sua família, como você se relaciona com eles? Olhar ao entorno ver onde mora e com quem mora. Você está cuidando do cônjuge e dos filhos? Está cuidando de você mesmo?

Aproveite este momento para colocar a limpo algo que incomoda você, veja em seu lar o que as pessoas com qual convive precisam. Veja se precisam de mais atenção, se você realmente as escutas ou apenas ouve. Você precisa escutá-las, estar atento ao que falam, para assim, gerar harmonia em seu lar.

2. Ler

Ler talvez seja a parte mais prazerosa para alguns ou para outros não, se você não lê tente colocar este hábito em prática. Comece lendo aos poucos, leia alguma matéria do jornal ou revista. Para Livros pode criar uma rotina de leitura com apenas 15 minutos por dia, veja que oportunidade incrível que você tem de aprender.

Escolha o que deseja ler, pode ser um romance, ficção científica, história, autoajuda são muitas possibilidades. A partir disso, de início a leitura de um livro inteiro, imagine como isso pode te trazer conhecimento.

3. Fazer cursos

Você pode dar início a vários cursos online ou em apostilas, de cursos de uma nova língua, alguma matéria específica, algo para fazer em casa como crochê, marcenaria, pintura, aprimorar o seu currículo (alguns cursos online oferecem certificação), aprimorar o seu negócio entre outros. Várias instituições oferecem cursos gratuitos e você os encontra com uma simples pequisa na internet.

Aproveite este momento para colocar seu cérebro em funcionamento, e criar alternativas a situação de ficarmos parados. Cada momento é precioso, usufrua com sabedoria dele para aprender algo novo e útil para a sociedade.

4. Trabalhar

Se o seu trabalho pode ser feito de casa e você está trabalhando em modo homeoffice mas você não tem experiência atente-se para algumas dicas:

Se for trabalhar em casa vista-se para o trabalho. Isso é importante pois quando estamos em casa tendemos a ficar mais relaxados pois não é nosso ambiente de trabalho. Você tem que estar preparado para o trabalho, mandar a informação para o seu cérebro que você está trabalhando.

Use ferramentas de produtividade como o Pomodoro, agendas, planners, para otimizar o seu tempo. Esteja concentrado, planeje seu dia um dia antes, coloque metas diárias, semanais e mensais. Você está em um ambiente diferente agora, se adpete ele e o melhore.

Saiba conciliar o o que é trabalho do que é familiar, os dois podem se misturar, mas eles não são antagônicos, tudo está relacionado: trabalho, família, dinheiro, o que você almeja não está separado.

5. Comer bem

Agora é momento de colocar as mãos à obra e preparar a refeição para você e para sua família. Sentir o alimento, tocar o alimento, cheirar e degustar, aproveitar cada momento deste processo de preparar a refeição é essencial. Quando você faz isso, você se conecta com aquilo que vai te nutrir, que vai se transformar em você. Sim, seu alimento vai ser você, por isso ele deve ser sempre os melhor que existe!

Para que possamos estar saudáveis escolha alimentos orgânicos, naturais e integrais para um real nutrição, para sentir saciedade e conforto. Sua alimentação é o que vai fortalecer sua imunidade para momentos difíceis como este. Uma imunidade forte é a certeza de estar preparado para as enfermidades mais corriqueiras como uma gripe, resfriado, infecção ou até mesmo o COVID-19.

6. Fazer exercícios físicos

Aliado a uma alimentação saudável os exercícios físicos são o que vão fazer você se sentir melhor ainda. Use sua criatividade para explorar exercícios em casa, use pesos que tiver a mão, dance, faça yoga, polichinelos, aerohiit, alongamentos, ginástica, pilates, são inúmeras modalidades que você pode praticar em casa.

Pois ficar parado em casa de modo sedentário pode ser bem prejudicial a saúde, você pode sentir dores, cansaço e até depressão. Por isso mova seu corpo para melhorar a circulação, a respiração e até melhorar sua imunidade.

7. Meditar

Pratica recomendada para relaxar e concentrar em você mesmo, crie um ambiente tranquilo, coloque uma música ambiente, almofadas, um aromatizador com óleos essenciais. Fique em silêncio, feche os olhos e se concentre em sua respiração, observe sua mente, sinta seu corpo e relaxe.

Você pode começar com uns 5 minutos se nunca fez, e pode ir progredindo para 10, 15, 20 até 1 hora. Quando mais tempo você fazer, mais relaxo você fica, mais concentrado em você estará, mais você conhecerá a si próprio.

Conclusão

Em momentos difíceis use sua mente e o seu corpo a seu favor, aproveite o momento e pense positivo, que tudo dará certo depois da turbulência. Tudo muda neste mundo, até as dificuldades, por isso esteja preparado para mudanças.

Cuide de sua saúde, seu corpo, sua mente, sua família, agradeça a todo instante por esse momento de você estar vivo. Acredite em você mesmo, foque no que te faz sentir bem e tudo ocorrerá bem.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Terra Mantiqueira

Redação Terra Mantiqueira

Produzimos conteúdo para você aproveitar o melhor de uma vida saudável.
Feito com ❤

Deixe um Comentário

Conheça Nossos Produtos

Siga-nos

Instagram
Instagram has returned invalid data.