Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Benefícios do Inhame

O Inhame é um tubérculo, parente da batata doce, muito consumido no mundo e também utilizado para fins medicinais. Neste post, trazemos os benefícios desse maravilhoso alimento. Bora conhecer!
Benefícios do Inhame
Fonte: Pixabay
Tempo de Leitura: 3 Minutos

O inhame é um tubérculo com muitos benefícios à saúde que tem origem em climas quentes, sendo muito usado no sudeste e nordeste do Brasil. Desse modo, ele é o nome dado aos rizomas das plantas do gênero Dioscorea. Além disso, os benefícios do inhame são amplos além de ser base na alimentação de diversos países das Américas, África e Ásia.

Assim sendo, O inhame é uma ótima fonte de carboidrato e fibras também de diversos nutrientes úteis para a saúde. Dessa forma, ele não eleva as taxas de glicemia do corpo, sendo vantajoso para pessoas com diabetes e quem busca uma mais saudável ou ainda reeducação alimentar.

Além disso, ele tem boas quantidades de vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9). Essas vitaminas são importantes para o funcionamento do organismo, bem como, suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.  

Segundo a ayurveda e à farmacopeia chinesa, o alimento conta com funções terapêuticas. “Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o inhame e o cará são alimentos que atuam equilibrando centros energéticos de nossos órgãos mais profundos, como o baço, rins e seus tecidos e glândulas relacionados, como tireóide, medula, glândulas adrenais e outras”, conta a nutricionista Luna Azevedo [*]

Desse modo, pesquisamos alguns estudos e destacamos a seguir diversos benefícios do inhame:

Melhora o trânsito intestinal

O inhame é rico em fibras e, dessa forma, contribui para o melhor funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre.

Protege o coração

O inhame é rico em potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial. Desse modo, quando a pessoa tem hipertensão, isso acaba por forçar o coração a bater cada vez mais forte para bombear o sangue de maneira eficiente, o que pode acarretar em mais problemas de saúde no futuro.

Além disso, o inhame é rico em vitamina B6, um nutriente que reduz os níveis de homocisteína no organismo, aminoácido encontrado em vítimas de infarto [*]

Grande aliado da saúde feminina

Por possuir fitoestrógenos e hormônios vegetais, o inhame é conhecido por aumentar a fertilidade da mulher, bem como, amenizar cólicas menstruais, sintomas da TPM e da menopausa (a diosgenina presente no tubérculo pode auxiliar para contenção de calores, do ressecamento da mucosa e de outros sintomas que acompanham essa fase) e estimular a libido. Além disso, pode ser útil na endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina. Um estudo ainda concluiu que a ingestão de inhame por 30 dias equilibra os níveis hormonais [*].

Previne o câncer

Os antioxidantes — vitamina C e o betacaroteno, por exemplo — presentes no inhame ajudam na prevenção contra diversos tipos de câncer. Além disso, o fito-hormônio diosgenina ajuda a evitar o câncer de mama, um dos que mais matam mulheres no mundo [*].

Saúde dos olhos 

A saúde ocular é beneficiada também, uma vez que o inhame é fonte das vitaminas C e A, as quais reduzem as chances de ocorrer uma degeneração macular, que provoca perda de visão no centro do campo visual, devido a danos na retina.

Previne a anemia

inhame é um bom alimento para a prevenção da anemia. Assim sendo, é fonte de ferro, mineral que participa do processo de transporte de oxigênio, realizado pelas hemácias; cobre, que ajuda no acesso ao ferro armazenado, para que ele possa ser utilizado na síntese de novas hemácias; vitamina C, que ajuda na absorção do ferro; vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina; e ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas [*].

É bom para a dieta

O inhame é rico em fibras e considerado um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, seus carboidratos são liberados mais lentamente para a corrente sanguínea, evitando picos de glicemia. Dessa maneira, a insulina (hormônio que coloca o açúcar para dentro das células) é produzida em menor quantidade, o que poupa o pâncreas e também evita o mecanismo de estocagem de gorduras no abdômen.

Além disso, picos de glicemia levam a quedas muito rápidas, que desencadeiam a fome mais rapidamente. Ou seja, consumir alimentos ricos em fibras como o inhame favorecem a saciedade mais prolongada, o que evita ingestão de calorias extras.

Previne o Mal de Alzheimer

O inhame auxilia na prevenção do Mal de Alzheimer, uma vez que aumenta os níveis do hormônio DHEA no organismo. A doença está diretamente relacionada à diminuição deste hormônio ao longo dos anos.

Saúde dos ossos 

Fonte de potássio, o alimento ajuda a combater os ácidos responsáveis pela retirada do cálcio dos ossos.

Muita energia

Ótima fonte de energia, esse tubérculo é indicado para quem anda muito cansado. Outra coisa boa é que ele possui muitas fibras, pouca gordura e dá uma sensação de saciedade por mais tempo – o que ajuda a segurar a fome.

O inhame é altamente nutritivo

O inhame é repleto de fibras, minerais e vitaminas e muito utilizado na medicina alternativa.  Sobretudo, em sua composição podemos encontrar:

  • Fibra
  • Proteína
  • Vitamina B5
  • Vitamina C
  • Magnésio
  • Potássio
  • Manganês
  • Tiamina
  • Folato

O inhame ainda contém cobre que é vital para a produção de glóbulos vermelhos e absorção de ferro , enquanto a vitamina C é um forte antioxidante que pode impulsionar seu sistema imunológico.

Portanto, podemos perceber os maravilhosos benefícios do inhame para a saúde e bom funcionamento do organismo, além de prevenir inúmeras doenças. Desse modo, tanto o tubérculo cozido quanto em cápsulas são ótimas maneiras de inseri-lo na alimentação e usufruir desses benefícios.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e contribua para divulgar esse magnífico alimento e deixe sua experiência ou dúvida nos comentários. Gratidão!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Terra Mantiqueira

Redação Terra Mantiqueira

Produzimos conteúdo para você aproveitar o melhor de uma vida saudável.
Feito com ❤

Deixe um Comentário

Conheça Nossos Produtos

Siga-nos

Instagram
Instagram has returned invalid data.