Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

6 dicas para dormir bem

Dormir bem é essencial para uma boa saúde e longevidade. No entanto, com a correria do dia a dia, estresse, excesso de iluminação, dentre muitos outros fatores, dormir bem nem sempre é fácil. Neste post, trazemos 6 dicas para te ajudar a dormir bem e viver melhor. Vem com a gente!
6 dicas para dormir bem
Fonte: Pixabay
Tempo de Leitura: 3 Minutos

Dormir é natural e essencial para o descanso do nosso corpo, no entanto, com a descoberta da energia elétrica e o avanço da tecnologia, ampliou-se o horário do “dia”, ou seja, ficamos muito mais tempo acordados.

Dessa forma, também surgiram muitos problemas para dormir, seja pelo excesso de contato com a luz, estresse, insônia, dentre muitos outros fatores. Neste artigo, trazemos 6 dicas para dormir bem que poderão te ajudar a melhorar a qualidade do sono e acordar renovado todos os dias.

Jantar cedo

A primeira dica diz respeito ao horário do jantar. Além de optar por jantares leves, para dormir bem é fundamental, jantar pelo menos duas a três horas antes de dormir. Desse modo, seu corpo já terá realizado o processo de digestão e você poderá ter uma qualidade de sono muito melhor.

No entanto, se você chegou tarde do trabalho e está com muita fome, a sugestão é fazer um lanche leve e aguardar duas horas antes de dormir. Além disso, outra sugestão é estabelecer um horário regrado para refeições, sendo o jantar até às 18 horas. Assim, você ganha em qualidade de vida, saúde e longevidade.

Diminuir as Luzes

A segunda dica para dormir bem diz respeito à intensidade das luzes do seu ambiente, ou seja, para os quartos opte por luzes amarelas e suaves que dão sensação agradável de relaxamento e ajudam a dormir melhor.

Ainda neste quesito, procure desligar-se de televisores, celulares e computadores no período noturno, pois as mesmas despertam e atrapalham a qualidade do sono. Uma sugestão aqui para aqueles que insistem em dar aquela espiadinha no celular antes de dormir é instalar um aplicativo filtro de luz azul (há vários disponíveis para baixar) que protege os olhos e também ajuda a não atrapalhar o sono.

Tomar Banho Frio

A terceira dica que beneficia o sono é tomar um banho frio antes de deitar. Parece estranho, mas é isso mesmo. O banho frio dá a sensação de despertar, no entanto, será por poucos minutos. O banho frio ajuda a relaxar e proporciona uma noite de sono mais relaxante e agradável. Vamos lá, coragem!

Meditar

A quarta dica que beneficia incrivelmente a qualidade do sono e de vida é a meditação. Mesmo que você disponha de apenas alguns minutos é realmente benéfico sentar na posição de lótus (com as pernas cruzadas, coluna ereta), respirar profundamente e devagar e silenciar a mente. Dessa maneira, além de dormir melhor, a meditação ajuda a relaxar, alivia o estresse, a depressão e nos conecta com nossa essência divina.

 Se você ainda não conhece a meditação vou deixar este link para um artigo e este link para um vídeo com o passo-a-passo da meditação para iniciantes.

Respirar

A quinta dica que pode ajudar a ter uma noite tranquila de sono é a respiração. Nesse sentido, parece meio óbvio que precisamos respirar, afinal é uma necessidade da qual depende nossa vida. No entanto, será que respiramos da maneira correta ou com a agitação do trabalho, da correria do dia a dia nos esquecemos de respirar profunda e tranquilamente?

Assim sendo, se você já observou como respira um bebê saudável ao dormir deve ter percebido que o mesmo respira profunda e tranquilamente. Dessa forma, ao sentar-se para meditar ou se já estiver deitado, você poderá inspirar profundamente (puxar o ar) contando até três, segurar a respiração contando até três, exalar (soltar o ar) contando até três e segurar a respiração contando até três. Repita esse processo três vezes. Apenas três vezes ajuda a relaxar e sentir-se calmo. Agora, se você está com pensamentos agitados repita esse processo por nove vezes e se sentirá calmo e relaxado o que contribui para uma maravilhosa noite de sono.

Elevar as pernas

A sexta e última dica que ajuda a dormir como um bebê saudável é elevar as pernas antes de dormir. Assim sendo, antes de dormir deite-se e eleve as pernas apoiadas na parede por, pelo menos, de 15 a 20 minutos. Essa pequena atitude ajuda a descansar, relaxar, reduz a retenção de líquidos nas pernas e pés, previne varizes, favorece a circulação sanguínea e beneficia o coração.

Desse modo, esse pequeno exercício diário previne inúmeras doenças e favorece consideravelmente a qualidade do sono. Além disso, se você trabalha em pé ou sentado por muitas horas, essa dica é fundamental para ajudar na saúde como um todo.

Portanto, dormir bem com a agitação da vida moderna pode parecer um desafio, no entanto, com pequenos hábitos saudáveis e diários podemos além de dormir melhor, também melhorar a nossa qualidade de vida, viver mais e melhor. Além disso, há alguns chazinhos orgânicos, como a melissa, que também contribui para uma boa noite de sono.

Se você gostou dessas dicas comente e compartilhe com seus familiares e amigos. Quanto mais pessoas dormindo bem, mais pessoas felizes. E com mais pessoas felizes, o mundo fica mais feliz e mais bonito. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Terra Mantiqueira

Redação Terra Mantiqueira

Produzimos conteúdo para você aproveitar o melhor de uma vida saudável.
Feito com ❤

Deixe um Comentário

Conheça Nossos Produtos

Siga-nos

Instagram
Instagram has returned invalid data.